3I/ATLAS comprova a teoria de Einstein antes de fazer uma mudança inexplicável

Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA

Publicado: 10:45 EDT, 3 de novembro de 2025 | Atualizado: 10:46 EDT, 3 de novembro de 2025

O objeto interestelar que continua a confundir os cientistas acaba de confirmar uma das teorias de Albert Einstein, mais de um século depois de ter sido proposta.

Varreduras de 3I/ATLAS ao atingir seu ponto mais próximo do sol descobriram que a gravidade de nossa estrela natal dobrou a luz proveniente do objeto misterioso, assim como Einstein previu em 1915 em sua teoria da relatividade geral.

Esse efeito, conhecido como lente gravitacional, foi causado por uma ligeira mudança na posição aparente do objeto no céu, que os cientistas haviam previsto no mês passado seria de aproximadamente 0,27 segundos de arco – um deslocamento notavelmente pequeno que só pode ser observado com telescópios poderosos.

No entanto, 3I/ATLAS mostrou ainda mais uma mudança do que os cientistas poderiam ter imaginado, desviando quatro segundos de arco de seu caminho esperado além do sol.

Um segundo de arco é igual a 1/3600 de um grau, ou como ver uma moeda de dez centavos a 2,5 milhas de distância.

Embora o objeto misterioso, que muitos cientistas descartaram como um cometa, possa ter provado a teoria de Einstein sobre a luz de curvatura da gravidade, sua nova localização inexplicável no céu aumenta a possibilidade de que 3I/ATLAS não seja uma rocha espacial comum.

O físico de Harvard Avi Loeb revelou que o suposto cometa precisaria liberar uma enorme quantidade de sua massa na forma de um poderoso jato de gás para empurrar 3I/ATLAS para sua localização atual em nosso sistema solar.

Se fosse realmente um cometa, isso teria deixado para trás uma enorme nuvem de gás e poeira, mas se não o fizesse, então as alegações de 3I/ATLAS ser uma espaçonave artificial estarão um passo mais perto de serem provadas verdadeiras.

Cientistas provaram a teoria de Albert Einstein da lente gravitacional após detectar movimento por 3I/ATLAS (foto) perto do sol

O objeto interestelar deu aos cientistas nada menos que nove pistas diferentes de que pode não ser um cometa natural

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *