Por STACY LIBERATORE, US SCIENCE

Publicado: 14:19 EDT, 24 de outubro de 2025 | Atualizado: 21:08 EDT, 24 de outubro de 2025

Os meteorologistas estão alertando a Costa Leste dos EUA para se preparar para ondas fortes, erosão na praia e tempestades à medida que a tempestade Melissa se fortalece no Atlântico.

O Centro Nacional de Furacões disse na sexta-feira que Melissa estava “quase parada” no sudeste da Jamaica depois de sobrevoar o Haiti, onde matou três pessoas na quinta-feira. 

Enquanto Melissa permanece no Caribe, a agência alertou que sua eventual virada para nordeste poderia trazer efeitos relacionados a tempestades, como ondas fortes, fortes correntes de retorno e outros perigos costeiros para a Costa Leste dos EUA. No entanto, o momento exato e a gravidade permanecem incertos. 

Os meteorologistas da AccuWeather ecoaram o aviso, dizendo: “O momento e a força de um mergulho na corrente de jato sobre o leste dos EUA na próxima semana ajudarão a determinar o caminho que Melissa percorre pelo Caribe e pelo Atlântico. 

“Independentemente de quão perto a tempestade chegue dos EUA, as ondas fortes, a erosão da praia e os problemas de inundação costeira são antecipados ao longo de grande parte da Costa Leste na próxima semana.”

A atualização de sexta-feira da AccuWeather prevê que Melissa fará landfall como um grande furacão na Jamaica no início da próxima semana, seguido por um segundo landfall em Cuba.

O especialista em furacões Alex DaSilva alertou: “Neste momento, as chances de chuvas diretas e impactos do vento de Melissa atingirem a costa leste dos EUA são baixas.

– No entanto, existem cenários que podem aproximar Melissa do sul da Flórida e, no mínimo, alguns impactos indiretos de Melissa são esperados, não apenas no sul da Flórida, mas bem ao norte ao longo da costa atlântica. 

Enquanto a tempestade permanece no Caribe, os rastreadores de furacões advertiram que sua eventual virada para nordeste poderia trazer impactos relacionados à tempestade, incluindo ondas fortes e riscos costeiros, para a Costa Leste, embora o momento exato seja incerto

Esperava-se que a tempestade errática provocasse chuvas abundantes na Jamaica e nas regiões do sul do Haiti e da República Dominicana (foto). Pelo menos três pessoas foram mortas no Haiti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *