Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA

Publicado: 10:24 EDT, 24 de outubro de 2025 | Atualizado: 10:44 EDT, 24 de outubro de 2025

Espera-se que a tempestade tropical Melissa se fortaleça em um furacão de categoria 5 com risco de vida que pode desviar para o nordeste dos EUA em apenas alguns dias.

A tempestade lenta ficou presa no Caribe durante toda a semana, mas os meteorologistas disseram que as brisas fortes que mantiveram Melissa sob controle estão prestes a desaparecer, preparando o terreno para o ciclone tropical crescer rapidamente.

Melissa só tem ventos de 45 mph na manhã de sexta-feira, mas as últimas previsões alertam que a tempestade pode explodir no domingo, com ventos superiores a 130 mph enquanto as águas quentes do Caribe alimentam o furacão.

Tanto a Jamaica quanto Cuba estão no caminho imediato do iminente furacão e os meteorologistas da AccuWeather alertaram que toda a região deve esperar vários metros de chuva, inundações e deslizamentos de terra com risco de vida e quedas generalizadas de energia.

Nos EUA, as previsões de longo alcance mostram que o caminho de Melissa para o Atlântico ainda é incerto, mas algumas pistas potenciais previram que o furacão poderia seguir uma rota semelhante à da Supertempestade Sandy em 2012.

Os mais recentes modelos de espaguete criados pelo sistema de previsão de IA do Google DeepMind mostram o potencial furacão de Categoria 5 se curvando para o Nordeste e a Nova Inglaterra, impactando estados como Nova York, Nova Jersey, Connecticut e Massachusetts.

Alex DaSilva, especialista em furacões da AccuWeather, explicou que a corrente de jato natural que se move de oeste para leste nos EUA acabará por determinar se Melissa atinge o nordeste.

Se a corrente de jato formar uma forte queda sobre o leste dos EUA na próxima semana, ela poderá puxar o furacão Melissa para o norte em direção ao nordeste.

A tempestade tropical Melissa (foto no radar) deve se intensificar em um grande furacão neste fim de semana, à medida que o cisalhamento do vento no Caribe se desvanece

Modelos de espaguete para Melissa alertam que o furacão pode tomar uma ampla seleção de rotas depois de deixar o Caribe, incluindo algumas que atingem os EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *