As emissões de gases de efeito estufa da Grã-Bretanha caíram 43,3% desde 1990

Por XANTHA LEATHAM, EDITOR EXECUTIVO DE CIÊNCIA

Publicado: 07:27 EDT, 24 de outubro de 2025 | Atualizado: 07:27 EDT, 24 de outubro de 2025

As emissões de gases de efeito estufa da Grã-Bretanha caíram quase pela metade desde 1990, mostram os números oficiais.

Dados provisórios sobre as emissões para 2024 mostram uma redução de 43,3% nos últimos 35 anos, marcando uma enorme redução na quantidade de fumos nocivos bombeados para a atmosfera.

Isso inclui o dióxido de carbono (CO2), que é liberado pela queima de combustíveis fósseis e retém o calor da luz solar, contribuindo para o aquecimento do planeta.

A redução também engloba o metano – gás produzido pela indústria de combustíveis fósseis e pela pecuária – e o óxido nitroso, que é liberado por fertilizantes sintéticos.

Outros gases nocivos que foram cortados são os hidrofluorcarbonetos, produzidos principalmente para refrigeração e ar condicionado e que também têm alto potencial de aquecimento global.

Os números, fornecidos pelo Escritório Nacional de Estatísticas, são indicativos de um afastamento do carvão e da expansão de fontes de energia renováveis, como eólica e solar.

Em comparação com 2023, o setor manufatureiro registrou a maior redução de emissões, com uma redução de 7,4%.

No entanto, as emissões de transporte aumentaram 4,5% – continuando um aumento geral que pode ser atribuído principalmente ao uso generalizado de carros.

Este gráfico mostra como as emissões de gases de efeito estufa do Reino Unido caíram 43,3% desde 1990, quando os registros começaram

Entre 2023 e 2024, as emissões dos transportes aumentaram 4,5%, revelaram os números. Isso pode ser atribuído principalmente ao uso generalizado de carros

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *