A Via Láctea como você NUNCA viu antes

Por XANTHA LEATHAM, EDITOR EXECUTIVO DE CIÊNCIA

Publicado: 18:00 EDT, 28 de outubro de 2025 | Atualizado: 04:09 EDT, 29 de outubro de 2025

Os astrônomos lançaram uma nova imagem espetacular da Via Láctea, fornecendo um vislumbre da nossa galáxia em detalhes sem precedentes.

A fotografia, que levou 18 meses e mais de 40.000 horas para ser construída, é a maior imagem colorida de rádio de baixa frequência da Via Láctea já montada.

Ele captura a visão do Hemisfério Sul, revelando-a em uma ampla gama de comprimentos de onda de rádio – ou “cores” da luz de rádio.

E fornece aos astrônomos novas maneiras de explorar o nascimento, a evolução e a morte das estrelas em nossa galáxia.

A imagem impressionante foi criada por astrônomos do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR).

“Esta imagem vibrante oferece uma perspectiva incomparável da nossa galáxia em baixas frequências de rádio”, disse Silvia Mantovanini, estudante de doutorado da Universidade Curtin do ICRAR.

‘Ele fornece informações valiosas sobre a evolução das estrelas, incluindo sua formação em várias regiões da galáxia, como elas interagem com outros objetos celestes e, finalmente, sua morte.’

A Sra. Mantovanini construiu a imagem com a ajuda de supercomputadores que processaram e compilaram dados de duas extensas pesquisas realizadas pelo telescópio Murchison Widefield Array na Austrália Ocidental.

A nova imagem espetacular da Via Láctea, fornecendo um vislumbre da nossa galáxia em detalhes sem precedentes

A fotografia, que levou 18 meses e mais de 40.000 horas para ser construída, é a maior imagem colorida de rádio de baixa frequência da Via Láctea já montada

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *