Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA
Publicado: 10:12 EDT, 29 de outubro de 2025 | Atualizado: 11:09 EDT, 29 de outubro de 2025
O misterioso visitante interestelar que passa pelo nosso sistema solar chegou ao sol, e o que acontece a seguir revelará se é um cometa comum ou uma espaçonave.
À medida que o objeto massivo apelidado de 3I/ATLAS faz sua maior aproximação ao nosso sol na quarta-feira, muitos cientistas acreditam que ele começará a se separar como um cometa normal faz sob calor extremo.
No entanto, se a 3I/ATLAS permanecer intacta e manobrar para longe do sol, seria um sinal de inteligência extraterrestre, assim como naves espaciais artificiais usam motores de foguetes para se afastar de objetos no sistema solar.
O marco crítico de quarta-feira é chamado de periélio, com o objeto se movendo a aproximadamente 126 milhões de milhas de distância do sol, que também marca o ponto médio da jornada da 3I/ATLAS através do nosso sistema solar.
O físico de Harvard Avi Loeb chamou o movimento de hoje em direção ao sol de “o teste ácido de 3I/ATLAS”.
Uma rocha espacial comum que está perto do sol se fraturaria em fragmentos menores que evaporam sob o poder do sol e criam uma pluma ainda maior de poeira cósmica.
Se for outra coisa que não podemos explicar, Loeb disse que o 3I/ATLAS pode mudar repentinamente de direção, acender luzes, emitir calor extra ou lançar pequenas sondas em direção a planetas como a Terra ou Vênus.
Há um problema, no entanto, pois não podemos realmente ver o que está acontecendo perto do sol hoje devido ao brilho solar.
3I/ATLAS (foto) atingiu seu ponto mais próximo do sol, a cerca de 126 milhões de milhas de distância, mas os telescópios da Terra foram cegados pelo brilho solar
Astrônomos observaram 3I/ATLAS mudar estranhamente a posição de sua cauda ao se aproximar do nosso sol em outubro de 2025






