Por XANTHA LEATHAM, EDITOR EXECUTIVO DE CIÊNCIA
Publicado: 09:23 EDT, 29 de outubro de 2025 | Atualizado: 11:50 EDT, 29 de outubro de 2025
Os astrônomos compartilharam uma imagem espetacular de um rastejante cósmico a tempo para a temporada assustadora.
Detalhes nunca antes vistos da misteriosa Nebulosa da Aranha Vermelha foram revelados pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) antes do Halloween.
A imagem foi capturada usando a Near-InfraRed Camera (NIRCam) do telescópio e mostra a nebulosa contra um fundo de milhares de estrelas.
Brilhando um pouco mais do que as teias de gás ionizado que o cercam, a imagem mostra a estrela central do coração da Aranha Vermelha.
“Na escuridão do Universo, há muitas nebulosas misteriosas e fantasmagóricas”, disse a Dra. Mikako Matsuura, da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Cardiff.
‘Entre as muitas chamadas “nebulosas de aranha”, uma se destaca por sua semelhança arrepiante com uma criatura cósmica – a Nebulosa da Aranha Vermelha, cujos filamentos retorcidos se estendem como as pernas de um aracnídeo celestial.’
Uma nebulosa planetária pitoresca como esta se forma quando estrelas comuns como o Sol chegam ao fim de suas vidas.
Depois de se transformarem em gigantes vermelhas frias, essas estrelas perdem suas camadas externas e as lançam no espaço, expondo seus núcleos extremamente quentes. A luz ultravioleta da estrela central ioniza o material descartado, fazendo com que ele brilhe.
Usando a sua Near–InfraRed Camera (NIRCam), o Webb revelou detalhes nunca antes vistos nesta pitoresca nebulosa planetária com um rico cenário de milhares de estrelas
A nova visão de Webb revela pela primeira vez toda a extensão dos lóbulos estendidos da nebulosa, que formam as “pernas” da aranha.






