Cientistas no limite enquanto a ordem de testes nucleares de Trump desperta temores de uma Terceira Guerra Mundial

Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA

Publicado: 12:39 EDT, 30 de outubro de 2025 | Atualizado: 15:28 EDT, 30 de outubro de 2025

A ordem do presidente Donald Trump para que o Pentágono retome os testes nucleares faz com que os cientistas temam que o mundo esteja mais perto do que nunca de uma catástrofe global.

Meses antes da decisão de Trump na quarta-feira, os especialistas alertaram que, se esse dia chegasse, os EUA poderiam acabar desencadeando uma “reação global em cadeia” que levaria à Terceira Guerra Mundial.

O geólogo Sulgiye Park, da Union of Concerned Scientists, um grupo de defesa sem fins lucrativos, disse: “É como acertar um fósforo em uma sala cheia de dinamite”.

Testes de armas nucleares significam explodir bombas atômicas, geralmente subterrâneas, para verificar se elas ainda estão funcionando corretamente.

Os EUA não se envolvem em testes de armas nucleares desde 1992, quando o então presidente George Bush impôs uma moratória aos testes que mais tarde foi estendida através do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT), que 187 nações assinaram.

Os cientistas alertaram que reiniciar este programa depois de mais de três décadas poderia levar mais nações a abandonar o tratado e conduzir seus próprios experimentos nucleares em retaliação.

Park previu que isso poderia fazer com que nações não nucleares entrassem em pânico e construíssem suas próprias bombas, rasgando acordos de controle de armas.

Além disso, as explosões subterrâneas podem rachar a terra e deixar a radiação escapar, com um ex-oficial de segurança nuclear dizendo que países inexperientes podem atrapalhar seus testes e espalhar precipitações nocivas em áreas povoadas.

O presidente Donald Trump fez o anúncio do teste nuclear no Truth Social poucas horas antes de sua reunião agendada com o presidente chinês Xi Jinping

Um relatório recente estimou que ainda existem mais de 12.000 ogivas nucleares no mundo, controladas por nove países diferentes

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *