Por WILIAM HUNTER, CIENTISTA SÊNIOR
Publicado: 08:07 EST, 14 de novembro de 2025 | Atualizado: 10:03 EST, 14 de novembro de 2025
A ex-estrela da Disney Calum Worthy foi criticada por seu aplicativo que usa inteligência artificial (IA) para criar avatares de entes queridos mortos.
Em um post no X, Worthy, 34 anos, compartilhou um anúncio perturbador para o aplicativo, escrevendo: “E se os entes queridos que perdemos pudessem fazer parte do nosso futuro?”
Sr. Worthy, que estrelou como Dez Wade na série do Disney Channel Austin
O anúncio controverso mostra uma mulher grávida falando com uma recriação de IA de sua mãe falecida através do aplicativo, que é intitulado 2wai.
O vídeo então avança no tempo, mostrando a ‘avó’ lendo uma história para o bebê recém-nascido, conversando com eles quando voltam da escola e discutindo o nascimento de seu próprio filho.
Por fim, o vídeo mostra a mulher fazendo uma pequena gravação de sua mãe para criar o avatar digital, como afirma um slogan: ‘Com 2wai, três minutos podem durar para sempre’.
Os usuários de mídia social ficaram indignados com o conceito, classificando-o como “objetivamente uma das ideias mais malignas imagináveis”.
Muitos acharam as consequências dessa tecnologia fundamentalmente terríveis, com um comentarista descrevendo o aplicativo como “demoníaco, desonesto e desumanizador”.
A ex-estrela da Disney Calum Worthy foi criticada por seu aplicativo, chamado 2wai, que permite aos usuários recriar avatares digitais de seus entes queridos mortos (foto)
Nas redes sociais, fãs de tecnologia reagiram com horror a um anúncio da empresa que mostra uma mulher conversando com um avatar de IA de sua mãe morta (foto). Com alguns usuários brincando que o Sr. Worthy claramente perdeu o ponto de histórias preventivas de ficção científica






