Por WILIAM HUNTER, CIENTISTA SÊNIOR
Publicado: 05:13 EST, 14 de novembro de 2025 | Atualizado: 05:13 EST, 14 de novembro de 2025
A Blue Origin de Jeff Bezos lançou duas naves espaciais da NASA destinadas a Marte, no mais recente sinal de que a corrida com a SpaceX de Elon Musk está esquentando.
O enorme foguete New Glenn da empresa decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 15:55, horário local (20:55 GMT).
O foguete de 321 pés (98 m) levou as sondas gêmeas da NASA para Marte para o espaço, iniciando sua longa jornada até o Planeta Vermelho.
Apenas 20 minutos depois, o propulsor pousou em uma barcaça a 375 milhas (600 km) da costa.
O lançamento foi adiado por quatro dias devido ao mau tempo local e à tempestade solar mais forte em duas décadas, que desencadeou auroras até o sul da Flórida.
Enquanto a espaçonave da NASA escapava da atmosfera da Terra, funcionários extasiados da Blue Origin insinuaram que uma missão lunar privada poderia ser a próxima, cantando: ‘Próxima parada, lua!’
Esta foi apenas a segunda vez que o New Glenn foi lançado com sucesso, entregando uma vitória muito necessária para a problemática empresa espacial.
O voo de teste do New Glenn em janeiro colocou um protótipo de satélite em órbita, mas o propulsor não conseguiu pousar na barca à espera no Atlântico.
A Blue Origin de Jeff Bezos lançou com sucesso duas naves espaciais da NASA destinadas a Marte a bordo de seu foguete New Glenn
O lançamento bem-sucedido de Jeff Bezos (à esquerda) é o primeiro grande sinal de que a corrida espacial com Elon Musk (à direita) e sua empresa SpaceX está começando a esquentar






