Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA
Publicado: 11:14 EST, 13 de novembro de 2025 | Atualizado: 12:55 EST, 13 de novembro de 2025
O visitante interestelar que atravessa nosso sistema solar mostra sinais surpreendentes de que pode não ser um cometa, mas algo verdadeiramente alienígena.
O objeto, conhecido como 3I/ATLAS, sobreviveu recentemente a um sobrevoo escaldante do sol completamente intacto, algo que nenhum cometa natural deveria ser capaz de fazer.
Um professor de Harvard havia dito que os humanos aprenderiam a verdade sobre as origens do visitante depois que ele chegasse ao ponto mais próximo do sol em 29 de outubro, quando deveria ter começado a derreter e uma enorme nuvem de poeira deveria ter se formado ao seu redor.
No entanto, os dados mais recentes revelaram que o 3I/ATLAS ainda é um objeto único e brilhante, sem pedaços se quebrando e sem nuvem de fragmentos ou detritos, apoiando ainda mais a teoria de Loeb de que o objeto poderia ser uma nave-mãe alienígena manobrando em torno do sol.
Em vez de uma bagunça quebrada, os astrônomos David Jewitt e Jane Luu encontraram um corpo intacto cercado por uma coma brilhante, um envelope difuso de gás que é esticado em duas direções, uma apontando para o sol e outra para longe dele.
As novas imagens capturadas pelo Telescópio Óptico Nórdico em Espanha também revelaram que o 3I/ATLAS ainda tem um misterioso ‘anti-cauda’ apontando para o Sol, apesar do objeto estar agora a afastar-se da nossa estrela natal. Os cientistas argumentaram que isso poderia ser uma ilusão de ótica.
A cauda de um cometa é um rastro de poeira e detritos atrás dele, enquanto as rochas são atingidas pela luz solar e pelo vento solar.
No entanto, as novas fotos tiradas na terça-feira também avistaram dois fluxos gigantes semelhantes a jatos a centenas de milhares de quilômetros da superfície do objeto, o que desafia as leis da ciência.
Novas imagens de 3I/ATLAS tiradas pelo Telescópio Óptico Nórdico na Espanha acabam de ser divulgadas e mostram que o suposto cometa não se partiu
O objeto também desenvolveu um ponto anti-cauda em direção ao sol e dois jatos maciços disparando material para o espaço






