Os rituais escondidos do Rei Tut revelados em artefatos misteriosos

Por STACY LIBERATORE, US SCIENCE

Publicado: 14:04 EST, 20 de novembro de 2025 | Atualizado: 15:10 EST, 20 de novembro de 2025

Um fragmento de um antigo colar decorado com o rosto do rei Tutancâmon revelou rituais perdidos que reforçaram a lealdade entre as elites. 

O artefato, descoberto na Coleção Myers no Eton College, no Reino Unido, retrata o jovem rei bebendo de um copo de lótus branco enquanto usava uma coroa azul com uma cobra, um colar largo, pulseiras, braçadeiras e um kilt plissado detalhado. 

Mike Tritsch, estudante de doutorado em egiptologia na Universidade de Yale, divulgou sua interpretação este mês, observando que o artefato não era apenas decoração, mas era efetivamente uma ferramenta de controle. 

Tritsch conduziu comparações iconográficas observando imagens semelhantes de outras fontes, incluindo túmulos egípcios antigos de funcionários de alto escalão, lajes de pedra esculpidas com desenhos e um pequeno santuário dourado e trono do túmulo de Tutancâmon, para interpretar a cena. 

Sua pesquisa mostrou que o colar, conhecido como colar largo, era um presente real calculado destinado a “consolidar a lealdade”, permitindo que funcionários poderosos usassem um símbolo que transmitisse sua dependência do rei. 

Imagens de renascimento, fertilidade e bênção divina também foram identificadas, sugerindo que a coleira provavelmente era um lembrete sutil de quem detinha o poder real e uma maneira de a corte de Tutancâmon vincular suas elites por meio da religião, prestígio e obrigação. 

Tritsch acrescentou que tais coleiras provavelmente eram distribuídas em banquetes de elite, onde receber uma servia tanto como endosso real quanto aprovação divina, reforçando a rígida hierarquia social do Egito.

“Com significado simbólico significativo… coleiras largas podem assumir uma função cultual… a aparência textual de coleiras largas indica seu propósito em enobrecer, rejuvenescer e, às vezes, deificar o usuário”, escreveu Tritsch no estudo.

O artefato, rotulado ECM 1887, retrata o Rei Tut bebendo de um copo de lótus branco enquanto usava uma coroa azul com uma cobra, um colar largo, pulseiras, braçadeiras e um kilt plissado detalhado

Na foto está uma coleira larga completa encontrada no túmulo de Tutancâmon

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *