Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA
Publicado: 12:05 EST, 20 de novembro de 2025 | Atualizado: 13:02 EST, 20 de novembro de 2025
Um terremoto abalou a área da baía da Califórnia na manhã de quinta-feira, sacudindo bairros perto de uma das falhas geológicas mais perigosas da costa oeste.
O US Geological Survey (USGS) detectou um terremoto de magnitude 3,2 a menos de 40 quilômetros de São Francisco às 10h27 (horário de Brasília), uma cidade com mais de 800 mil habitantes.
Mais de 300 pessoas perto do epicentro do terremoto na cidade de San Ramon relataram sentir o evento sísmico ao USGS.
O terremoto foi centrado a apenas 12 milhas de Concord, 19 milhas de Oakland e 31 milhas de San Jose, que são três das comunidades mais populosas da área da baía, lar de mais de 1,5 milhão de pessoas.
De acordo com os relatórios sísmicos iniciais, o tremor foi sentido em toda a região costeira, chegando até Oakland, Berkeley e até mesmo atravessando a Baía de São Francisco.
Apesar do barulho generalizado, o USGS classificou o tremor como “fraco” e a ameaça de dano como “nenhuma”.
Tremores entre 2,5 e 5,4 de magnitude são frequentemente sentidos, mas causam apenas pequenos danos, como derrubar objetos das prateleiras.
Não há relatos de feridos ou danos perto do centro do terremoto ou áreas circundantes.
O terremoto da manhã de quinta-feira foi sentido em toda a área da baía da Califórnia, lar de milhões de pessoas na costa oeste
O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto de magnitude 3,2 ocorreu a menos de 40 quilômetros de São Francisco às 10h27 (horário de Brasília)






