Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA
Publicado: 00:00 EST, 20 de novembro de 2025 | Atualizado: 05:20 EST, 20 de novembro de 2025
Se você acha que uma criança poderia ter inventado as pinturas de Jackson Pollock, um novo estudo sugere que você pode estar certo.
Os cientistas descobriram que as obras do artista – conhecidas por seus redemoinhos dinâmicos de tinta a óleo e esmalte – têm uma estranha semelhança com as imitações infantis.
Em experimentos na Universidade de Oregon, crianças com idades entre quatro e seis anos conseguiram criar réplicas visualmente agradáveis semelhantes a Pollock.
As descobertas surpreendentes sugerem que a verdadeira arte pode igualmente ser criada por “um pintor aclamado pela crítica ou uma criança com giz de cera”.
Então, você pode dizer a diferença entre as obras-primas milionárias de Pollock e o tipo de coisa que um pai pode manter na geladeira?
Para cada rodada do questionário, toque na imagem que você acha que foi feita por uma criança em vez de Pollock e, em seguida, clique em “Avançar”.
Depois de chegar ao fim, a ferramenta interativa totalizará seu total – e revelará se você tem um olho para detectar falsificações.
Durante os experimentos do ‘dripfest’ (foto), crianças e adultos foram convidados a criar uma pintura no estilo de Jackson Pollock
Jackson Pollock (1912–1956) é famoso por sua técnica de gotejamento, na qual ele despejava e pingava tinta na tela de cima.
Isso normalmente envolvia liberar a tinta de um bastão saturado ou mesmo diretamente da lata – resultando em instantâneos únicos quase impossíveis de replicar perfeitamente sem a ajuda de uma máquina.






