Por XANTHA LEATHAM, EDITOR EXECUTIVO DE CIÊNCIA
Publicado: 06:39 EST, 24 de novembro de 2025 | Atualizado: 09:52 EST, 24 de novembro de 2025
Isso pode ser feito com boas intenções – mas comprar para alguém um chá para perda de peso ou uma academia para o Natal é uma péssima ideia, de acordo com um novo estudo.
Os especialistas descobriram que os presentes de auto-aperfeiçoamento muitas vezes fazem com que os destinatários se sintam julgados em vez de apreciados.
Em cinco experimentos envolvendo um total de 1.340 participantes, pesquisadores da Florida International University compararam reações a produtos de auto-aperfeiçoamento versus versões neutras dos produtos.
Em um teste, os participantes receberam um chá de perda de peso ‘Get Lean’ em vez de chá marroquino, enquanto em outro, o presente foi um calendário de ‘Habilidades de Comunicação’ em vez de um calendário ‘Você Sabia?’ baseado em curiosidades.
Em todos os cenários, as pessoas que receberam o presente de auto-aperfeiçoamento classificaram-no como inferior, falaram menos positivamente sobre ele ou eram mais propensas a endossar comentários negativos online.
Quando eles compraram esses mesmos produtos para si mesmos, no entanto, o efeito desapareceu.
“Presentes devem sinalizar amor e generosidade”, disse a autora do estudo, Dra. Linnéa Chapman.
‘Mas um dom de auto-aperfeiçoamento pode ameaçar a visão de alguém de si mesmo tão amável e aceitável quanto é. Desafia uma necessidade social muito básica – ser valorizado sem condições.’
Em um teste, os participantes receberam um chá de perda de peso ‘Get Lean’ (à esquerda) em vez de chá marroquino (à direita)
O estudo identificou uma série de presentes de “auto-aperfeiçoamento” que são comumente comercializados como presentes de fim de ano, incluindo botox e academias de ginástica (imagem de arquivo)






