A ‘Geleira do Juízo Final’ da Antártida está à beira do COLAPSO

Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Publicado: 09:51 EST, 24 de novembro de 2025 | Atualizado: 11:01 EST, 24 de novembro de 2025

Violentas ‘tempestades’ subaquáticas estão derretendo a ‘Geleira do Juízo Final’ da Antártida por baixo, alerta um novo estudo preocupante. 

Assim como os furacões acima da terra, os vórtices rodopiantes são formados no oceano aberto quando águas de diferentes temperaturas e densidades colidem. 

Eles viajam em direção à Antártida, onde derretem o Glaciar Doomsday, oficialmente conhecido como Glaciar Thwaites, bem como o glaciar Pine Island, ambos na Antártida Ocidental. 

O autor do estudo, Mattia Poinelli, da Universidade da Califórnia, Irvine, disse que os vórtices “parecem exatamente como uma tempestade” e são “fortemente energéticos”. 

“Há um movimento muito vertical e turbulento que acontece perto da superfície”, disse Poinelli à organização climática Grist. 

“No futuro, onde haverá mais água quente, mais derretimento, provavelmente veremos mais desses efeitos em diferentes áreas da Antártida.” 

As geleiras são rios lentos de gelo – algumas com centenas de milhares de anos –  que refletem os raios do sol de volta ao espaço e armazenam água doce valiosa.

Se todos derretessem completamente, o nível global do mar aumentaria repentinamente, inundando cidades, deslocando milhões de pessoas e destruindo infraestruturas. 

Os especialistas encontraram evidências de padrões de circulação semelhantes a tempestades sob as plataformas de gelo da Antártida que estão causando um derretimento agressivo sob a ‘Geleira do Juízo Final’, oficialmente conhecida como Geleira Thwaites, e a Geleira Pine Island (PORCO)

Para o estudo, os pesquisadores contaram com simulações “realistas” de modelagem por computador, bem como dispositivos ancorados, que forneceram observações de alta resolução abaixo do gelo. 

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *