A lua de Saturno poderia abrigar vida ALIENÍGENA em seus “túneis lamacentos”

Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Publicado: 05:23 EST, 19 de dezembro de 2025 | Atualizado: 06:03 EST, 19 de dezembro de 2025

A maior lua de Saturno, Titã, tem “túneis lamacentos” abaixo de sua superfície que poderiam abrigar vida alienígena, mostra um novo estudo.

Cientistas da NASA e da Universidade de Washington analisaram dados capturados pela sonda espacial Cassini, que completou mais de 100 sobrevoos direcionados a Titã. 

Eles revelam que a lua distante tem “uma camada de gelo lamacenta de alta pressão” semelhante ao derretimento do Ártico que poderia esconder a vida extraterrestre. 

Além disso, isso significa que Titã pode não ter um oceano líquido no estilo mundo aquático sob sua superfície congelada, como se pensava anteriormente. 

“Em vez de um oceano aberto como o que temos aqui na Terra, provavelmente estamos olhando para algo mais parecido com o gelo marinho do Ártico ou aquíferos”, disse o autor do estudo, professor Baptiste Journaux, da Universidade de Washington. 

“[Isso] tem implicações para o tipo de vida que podemos encontrar, a disponibilidade de nutrientes, energia e assim por diante.”

Com cerca de 3.200 milhas de diâmetro, Titã é descrita pela NASA como um mundo gelado cuja superfície é completamente obscurecida por uma atmosfera dourada e nebulosa. 

É o único outro lugar no sistema solar conhecido por ter um ciclo semelhante ao da Terra de líquidos que chovem das nuvens, fluem pela sua superfície, enchem lagos e mares e evaporam de volta para o céu – semelhante ao ciclo da água do nosso planeta. 

As seis imagens infravermelhas de Titã acima foram criadas pela compilação de dados coletados ao longo da missão Cassini. Eles retratam como a superfície de Titã parece sob a atmosfera nebulosa, destacando a superfície variável da lua

Acredita-se que a superfície congelada de Titã tenha água abaixo dela. De acordo com o estudo, isso não é uniformemente líquido, nem sólido congelado, mas lamacento. Esta ilustração mostra as várias maneiras pelas quais Titã pode responder à atração gravitacional de Saturno, dependendo de sua estrutura interna. Apenas o interior lamacento produziu a protuberância e o atraso observados no novo estudo

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *