A verdadeira Atlântida? Cientistas descobrem vestígios de uma cidade submersa

Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Publicado: 06:04 EST, 14 de novembro de 2025 | Atualizado: 06:04 EST, 14 de novembro de 2025

A lenda da Atlântida nos diz que o mundo pode estar repleto de assentamentos perdidos – e os cientistas podem ter acabado de descobrir um. 

Exploradores da Academia Russa de Ciências encontraram “vestígios de uma cidade submersa” sob o Lago Issyk Kul, no Quirguistão. 

O enorme lago salgado tem uma profundidade máxima de 668 metros, tornando-se o oitavo lago mais profundo do mundo, mas os restos são notavelmente rasos. 

Essas evidências reveladoras incluem os restos de um cemitério medieval, grandes vasos de cerâmica e partes de um edifício feito de tijolos cozidos. 

Acredita-se que a cidade abrigava casas de oração muçulmanas, escolas, casas de banho e possivelmente até uma operação de moagem de grãos para fazer pão. 

O líder da expedição, Valery Kolchenko, pesquisador da Academia Nacional de Ciências da República do Quirguistão, disse que era um acordo comercial “importante”. 

Mas, no século XV, perdeu-se para uma tragédia terrível que pode ser “comparada ao desastre de Pompéia” em escala. 

“O local que estamos estudando era uma cidade ou um importante centro comercial”, disse Kolchenko. 

Vestígios de uma cidade perdida em profundidades relativamente rasas foram descobertos por arqueólogos sob o Lago Issyk-Kul, no Quirguistão

Cientistas teriam descoberto uma “necrópole medieval” com estruturas de tijolos queimados e vasos de cerâmica no noroeste do lago

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *