Adolescentes que bebem em excesso ganham mais quando adultos, afirma estudo controverso

Por XANTHA LEATHAM, EDITOR EXECUTIVO DE CIÊNCIA

Publicado: 06:50 EST, 10 de novembro de 2025 | Atualizado: 06:50 EST, 10 de novembro de 2025

É um rito de passagem que é regularmente desaprovado – mas beber com amigos no final da adolescência pode aumentar as perspectivas de carreira, afirma um estudo controverso.

Especialistas descobriram que aqueles que participam de compulsões comunitárias quando jovens ganham mais dinheiro mais tarde na vida.

Apesar de uma série de evidências que citam os perigos do consumo excessivo de álcool, um novo estudo sugere que há alguns benefícios em desfrutar do álcool.

Mas os especialistas pediram cautela sobre as descobertas – alertando que mesmo pequenas quantidades de álcool podem ter efeitos negativos significativos na saúde.

Como parte de um estudo, Willy Pedersen, professor de sociologia da Universidade de Oslo, acompanhou os hábitos de consumo de mais de 3.000 noruegueses com idades entre 13 e 31 anos por 18 anos.

A análise revelou que aqueles que começaram a beber regularmente no final da adolescência e na faixa dos 20 anos tiveram níveis mais altos de educação e renda em comparação com aqueles que se abstiveram ou beberam muito pouco.

“Os resultados estatísticos são bastante fortes, tão claramente significativos”, disse o professor Pedersen ao The Times.

“A explicação mais provável é que todo o álcool é uma espécie de marcador de sociabilidade e que o hábito vem com alguns tipos de benefícios.”

Apesar de uma série de evidências que citam os perigos do consumo excessivo de álcool, um novo estudo sugere que há alguns benefícios em desfrutar de álcool com amigos (imagem de arquivo) 

O Bullingdon Club, que teria inspirado o filme de 2014 The Riot Club (foto), tem uma longa história de consumo excessivo de álcool, mas produziu vários primeiros-ministros

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *