Por STACY LIBERATORE, US SCIENCE
Publicado: 11:24 EST, 20 de novembro de 2025 | Atualizado: 13:23 EST, 20 de novembro de 2025
O plano de lançar carne clonada no suprimento de alimentos do Canadá no próximo ano tomou um rumo chocante, depois que o anúncio inicial deste mês provocou indignação em todo o país.
A Health Canada anunciou na quarta-feira que “pausou indefinidamente” a mudança depois de receber contribuições significativas dos consumidores e da indústria sobre as implicações da mudança de política proposta.
De acordo com o plano original, as autoridades teriam descartado uma regra de 22 anos que classifica a carne clonada como um “novo alimento”, removendo efetivamente as avaliações de segurança pré-mercado e permitindo que esses produtos fossem vendidos sem divulgação.
“Até que a política seja atualizada, os alimentos feitos a partir de bovinos e suínos clonados permanecerão sujeitos à avaliação de novos alimentos”, disse a Health Canada.
‘Atualmente, não há alimentos aprovados de produtos clonados no mercado no Canadá.’
Muitos canadenses estão comemorando a reversão, dizendo que a falta de rotulagem pareceu uma quebra de confiança.
Mas ao sul da fronteira, os americanos estão expressando frustração porque a carne clonada continua a circular no sistema alimentar dos EUA, também sem rótulos.
Os americanos argumentaram que merecem saber de onde vem sua carne, com outros criticando a Food and Drug Administration (FDA) por permitir produtos clonados nas prateleiras, até chamando a agência de “uma fraude”.
O Canadá interrompeu seu plano de permitir que a carne clonada entrasse no suprimento de alimentos do país após contribuições significativas dos consumidores e da indústria sobre as implicações da mudança de política proposta
Muitos americanos se opõem à carne clonada devido a preocupações com o bem-estar animal, segurança alimentar e objeções éticas ou religiosas.






