Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA
Publicado: 13:07 EST, 20 de novembro de 2025 | Atualizado: 14:49 EST, 20 de novembro de 2025
Uma espécie invasora que é facilmente confundida com a joaninha inofensiva está invadindo as casas dos EUA aos milhares e pode até atacar as pessoas lá dentro.
Autoridades estaduais e federais alertaram que a escaravelho asiática se tornou uma ameaça potencialmente perigosa que morde pessoas e danifica propriedades durante os meses de outono e inverno.
Os insetos também formam enxames de “espirais da morte” que voam ao redor das luzes dentro das casas dos EUA, reunindo-se nas paredes em imensos aglomerados de até 15.000 ou 20.000 insetos.
Pesquisadores estaduais no Mississippi recentemente soaram o alarme de que esses insetos logo estariam tentando se esgueirar de volta para as casas, espremendo-se sob os peitoris das janelas, procurando lugares para sobreviver ao inverno.
No entanto, o problema se estende muito além do Mississippi, com escaravelhos asiáticos sendo encontrados em quase todos os estados dos EUA.
Não só eles têm uma mordida apertada se pousarem em uma pessoa, mas as joaninhas impostoras emitem um fluido amarelo defensivo que tem um odor desagradável, irrita a pele humana e pode manchar os tecidos.
A PennState Extension alertou: “Não é incomum que dezenas de milhares de besouros se reúnam em sótãos, tetos e vazios nas paredes e, devido ao calor das paredes, se movam dentro desses vazios e saiam para as áreas de estar da casa”.
Os consultores científicos financiados pelo governo da Penn State acrescentaram que o líquido amarelo fedorento também pode desencadear reações alérgicas e problemas de sinusite se a gosma entrar na pele de alguém.
A joaninha asiática (Harmonia axyridis) é uma espécie invasora que se parece muito com a joaninha dos EUA, o inseto pode morder humanos e infestar casas
Esses insetos se reúnem aos milhares dentro das casas dos EUA no outono e no inverno para escapar do frio






