Por STACY LIBERATORE, US SCIENCE
Publicado: 10:38 EST, 24 de novembro de 2025 | Atualizado: 11:53 EST, 24 de novembro de 2025
A Califórnia foi abalada no início da segunda-feira, quando uma série de terremotos ocorreu em rápida sucessão, levantando preocupações na região sismicamente ativa.
Pelo menos sete tremores foram relatados, variando em magnitude de 1,1 a 4,1, com o epicentro perto dos gêiseres.
O terremoto maior de magnitude 4,1 ocorreu primeiro, detectado às 7h08 (horário de Brasília), e o restante provavelmente foram tremores secundários, de acordo com o US Geological Survey (USGS).
Moradores do sul até São Francisco relataram tremores na região, após o terremoto maior.
Os gêiseres no estado são um grande campo geotérmico nas montanhas Mayacamas, abrangendo os condados de Sonoma, Lake e Mendocino, que aproveita o vapor subterrâneo para gerar eletricidade.
Embora seja chamada de Os Gêiseres, a área não tem gêiseres reais, mas sim aberturas de vapor chamadas fumarolas, um nome dado pelos primeiros colonos que entenderam mal o fenômeno natural.
O campo geotérmico dos gêiseres no norte da Califórnia fica no topo de uma rede de falhas, incluindo a Zona de Falha de Bartlett Springs e o sistema de Falha de Healdsburg-Maacama.
Falhas menores sob o local geotérmico tornaram a área propensa a terremotos frequentes, e especialistas dizem que alguns tremores podem ser desencadeados pelas operações de energia geotérmica da região, levantando preocupações sobre o potencial de tremores mais fortes.
Moradores do sul de São Francisco relataram tremores na região após o terremoto maior
O Geysers Geothermal Field (Campo Geotérmico dos Gêiseres), que se estende por cerca de 45 milhas quadradas, fica a cerca de 72 milhas ao norte de São Francisco.






