Por WILIAM HUNTER, CIENTISTA SÊNIOR
Publicado: 14:00 EST, 7 de novembro de 2025 | Atualizado: 14:00 EST, 7 de novembro de 2025
A lua de Saturno, Encélado, pode abrigar vida alienígena, descobriram cientistas.
Novas descobertas da missão Cassini da NASA revelaram calor vazando do Pólo Norte da lua.
Isso sugere que o vasto oceano subterrâneo da lua pode ter um clima muito mais estável do que se pensava anteriormente.
De acordo com os pesquisadores, isso significa que pode ser o lugar perfeito para a vida evoluir.
Embora a superfície gelada de Encélado seja estéril, seus oceanos subterrâneos têm todos os ingredientes necessários para a vida.
No entanto, até agora, os cientistas não tinham certeza se a temperatura interna do planeta poderia ser estável por tempo suficiente para que os organismos surgissem.
Os cientistas ainda não podem dizer se a vida realmente existe na lua, mas agora mostraram que Encélado tem um oceano no qual a vida tem chance de sobreviver.
A coautora Dra. Carly Howett, da Universidade de Oxford, disse ao Daily Mail: “Achamos que a vida gosta de estabilidade para sobreviver – então mostrar que a energia de Encélado é estável significa que seu ambiente subterrâneo provavelmente também é.”
A Lua de Saturno, Encélado (impressão artística), pode ser o lar de vida alienígena, de acordo com um novo estudo, à medida que os pesquisadores descobrem que o calor escapa do Pólo Norte da Lua
Embora Encélado pareça estéril na superfície, sob o gelo, há um vasto oceano de água líquida que tem todos os ingredientes para a vida. Foto: Encélado visto pela sonda Cassini






