Cientistas perplexos com um planeta em forma de Lemon que “desafia a explicação”

Por WILIAM HUNTER, CIENTISTA SÊNIOR

Publicado: 08:47 EST, 19 de dezembro de 2025 | Atualizado: 13:24 EST, 19 de dezembro de 2025

Os cientistas ficaram perplexos com um planeta bizarro em forma de limão que “desafia a explicação”.

O planeta do tamanho de Júpiter foi descoberto pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA (JWST) e é tão estranho que desafia tudo o que sabemos sobre como os planetas se formam.

Apelidado de PSR J2322-2650b, o gigante gasoso tem uma atmosfera exótica de carbono e hélio que é diferente de qualquer outro exoplaneta conhecido.

Nuvens de fuligem flutuam através dos alcances superaquecidos de sua atmosfera superior e se condensam em diamantes no fundo do coração do planeta.

Esta composição incomum é ainda mais estranha pelo fato de que este planeta não orbita uma estrela como o nosso sol.

Em vez disso, este mundo orbita um tipo de estrela de nêutrons conhecida como pulsar – o núcleo ultradenso de uma estrela morta que comprime a massa do sol em algo do tamanho de uma cidade.

Localizado a 750 anos-luz da Terra, este pulsar está constantemente bombardeando seu planeta em cativeiro com raios gama e esticando-o sob a gravidade em uma forma única de “limão”.

Isso produz algumas das diferenças de temperatura mais extremas já vistas em um planeta, com temperaturas variando de 650°C (1.200°F) à noite a 2.030°C (3.700°F) durante o dia.

Os cientistas ficaram perplexos ao descobrir um planeta bizarro em forma de limão que desafia tudo o que sabemos sobre a formação planetária 

Mesmo para os padrões de exoplanetas exóticos, o PSR J2322–2650b se destaca como excepcionalmente estranho.

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *