Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA
Publicado: 09:14 EST, 10 de novembro de 2025 | Atualizado: 09:53 EST, 10 de novembro de 2025
Enquanto pedra, papel e tesoura são geralmente vistos como um jogo de sorte, um cientista revelou o que eles afirmam ser uma maneira infalível de vencer seus amigos.
De acordo com a Dra. Denise Moerel, cientista cognitiva da Western Sydney University, na Austrália, o truque é esquecer a rodada anterior.
Em um artigo para The Conversation, o Dr. Moerel explica que pensar muito sobre o que acabou de acontecer pode impedir que você seja “verdadeiramente aleatório”.
Em experimentos, jogadores “aleatórios e imprevisíveis” que não tomaram conhecimento de escolhas passadas – suas ou de seus oponentes – tendiam a ser vitoriosos.
De acordo com o Dr. Moerel, há muito que podemos aprender com o jogo simples, que tem raízes chinesas que remontam a cerca de 2.000 anos.
“Existe uma estratégia ideal para ganhar várias rodadas de pedra, papel e tesoura – seja o mais aleatório e imprevisível possível”, disse ela.
– Não preste atenção ao que aconteceu na última rodada.
“Ao tentar ser imprevisível, não é útil confiar em resultados passados.”
Se você quer ganhar em pedra, papel, tesoura, a melhor estratégia é ser “o mais aleatório e imprevisível possível”, diz um especialista
Para o estudo, a Dra. Moerel e seus colegas recrutaram 62 participantes (31 pares) que tocaram uma versão computadorizada de pedra, papel e tesoura.






