Como identificar um assassino em série: análise de 45 assassinos encontra 4 características

Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Publicado: 08:08 EST, 20 de novembro de 2025 | Atualizado: 08:34 EST, 20 de novembro de 2025

Os psicólogos revelaram como você pode identificar um potencial assassino em série – e dizem que há quatro características principais a serem observadas. 

Os pesquisadores da Universidade de Bamberg, na Alemanha, analisaram depoimentos de 45 assassinos em série sexualmente motivados, ativos ao longo de 60 anos.

Os resultados mostram que eles foram motivados por quatro traços narcisistas distintos – “rivalidade grandiosa”, “admiração grandiosa”, “isolamento vulnerável” e “inimizade vulnerável”. 

A rivalidade grandiosa é definida como a desvalorização dos outros e a busca pela supremacia, enquanto a admiração grandiosa é tipificada pela autopromoção e uma extrema necessidade de admiração.

A inimizade vulnerável compreende paranoia, agressão e uma crença de que alguém está sendo tratado injustamente, enquanto o isolamento vulnerável é se retirar de situações sociais para proteger uma autoestima frágil. 

A autora do estudo, Evangelia Ioannidi, disse que a psicologia dos assassinos em série é “mais complexa” do que as pessoas costumam supor.

Isso porque os serial killers possuem vulnerabilidade, bem como “grandiosidade” (cheia de auto-importância, arrogância e necessidade de superioridade). 

“Esses infratores não são movidos apenas pelo ego ou pelo desejo de se sentirem poderosos”, disse Ioannidi, psicóloga e criminologista da Universidade de Bamberg, ao PsyPost. 

Os serial killers na tela incluem Patrick Bateman (interpretado por Christian Bale) em Psicopata Americano, que exibe uma mistura perturbadora de violência sexual e não sexual 

– Sim, muitos mostram traços grandiosos, mas uma parte igualmente importante é o lado vulnerável – o ressentimento, a hipersensibilidade e a profunda sensação de ser injustiçado. 

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *