Por STACY LIBERATORE, US SCIENCE
Publicado: 17:26 EDT, 3 de novembro de 2025 | Atualizado: 17:26 EDT, 3 de novembro de 2025
Drones misteriosos foram vistos perto da base aérea Kleine Brogel, na Bélgica, onde as armas nucleares dos EUA estão armazenadas, provocando temores de uma potencial operação de espionagem.
O ministro da Defesa da Bélgica, Theo Francken, confirmou que os drones entraram no espaço aéreo da base em duas ondas no sábado e no domingo à noite.
O primeiro envolveu drones menores, supostamente testando as frequências de rádio da base, seguidos por drones maiores destinados a “desestabilizar a área e as pessoas”, disse Francken.
– Parece uma operação de espionagem. Por quem, eu não sei “, disse ele à emissora pública RTBF.
O ministro da Defesa acrescentou que os drones pareciam ter como alvo locais sensíveis, incluindo F-16 e munições, e que os incidentes estavam sob investigação.
– Não é um drone que acabou de atravessar a base militar. Estava lá há muito tempo, então era definitivamente para espionagem. – disse Francken.
Os EUA armazenam cerca de 10 a 20 bombas nucleares B61 na Base Aérea Kleine Brogel, que desempenha um papel fundamental na estratégia de dissuasão nuclear da OTAN na Europa e abriga caças F-16, de acordo com o site da base.
O site observa que esses jatos estão programados para serem substituídos nos próximos anos pelo F-35A, o mais novo caça de quinta geração da Força Aérea dos EUA.
Os EUA armazenam cerca de 10 a 20 bombas nucleares B61 na Base Aérea Kleine Brogel
O ministro da Defesa da Bélgica, Theo Francken, confirmou que os drones entraram no espaço aéreo da base em duas ondas no sábado e no domingo à noite. O primeiro envolveu drones menores (ESTOQUE)






