Por WILIAM HUNTER, SCIENCE
Publicado: 06:06 EDT, 31 de outubro de 2025 | Atualizado: 06:06 EDT, 31 de outubro de 2025
Uma prova matemática finalmente desmascarou a ideia de que vivemos em uma simulação, de acordo com um grupo de pesquisadores internacionais.
A teoria de que o universo poderia ser um programa de computador foi defendida por Elon Musk e formou a base para clássicos de ficção científica como Matrix.
Mas os cientistas agora dizem que isso não é apenas improvável, mas matematicamente impossível.
Isso ocorre porque a natureza fundamental da realidade opera de uma maneira que nunca pode ser replicada por computação pura.
Graças à estranheza da física quântica, nenhum computador, por mais poderoso que seja, seria capaz de gerar o que os pesquisadores chamam de “compreensão não algorítmica”.
O co-autor Dr. Francesco Marino, do Instituto Nacional Italiano de Óptica, disse ao Daily Mail: “Mostramos que uma descrição totalmente algorítmica do Universo é impossível.
‘Qualquer simulação, por definição, é executada em um conjunto de regras ou algoritmos programados que determinam como as coisas se comportam passo a passo.
‘Um mundo simulado só poderia imitar as partes algorítmicas da realidade, mas sempre deixaria de incluir essas verdades mais profundas e não algorítmicas.’
Más notícias para os fãs de The Matrix (foto), uma prova matemática finalmente desmascarou a teoria de que podemos estar vivendo em uma simulação de computador
Embora a noção de que vivemos em uma simulação de computador possa parecer absurda, há um argumento surpreendentemente forte de que é o cenário mais provável.






