Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA
Publicado: 05:31 EST, 7 de novembro de 2025 | Atualizado: 06:23 EST, 7 de novembro de 2025
Um pesquisador conseguiu traçar o destino dos fragmentos desaparecidos da Pedra do Destino, um poderoso símbolo da monarquia britânica.
Foi colocado sob a cadeira de coroação para a coroação de reis e rainhas desde o século XIII, incluindo Carlos III em maio de 2023.
A professora Sally Foster, arqueóloga da Universidade de Stirling, diz que há 34 pequenos fragmentos do objeto centenário, também conhecido como Pedra de Scone, circulando pelo mundo.
E através de uma pesquisa intensiva, ela traçou a história e o paradeiro de várias das peças, que foram distribuídas pelo político e pedreiro escocês Robert Gray entre as décadas de 1950 e 1970.
Como seu novo artigo revela, eles foram presenteados a membros da família, amigos políticos de confiança, políticos nacionalistas e jornalistas em casa e no exterior.
Ela conseguiu mapear o paradeiro suspeito de 17 deles, mas isso significa que outros 17 estão completamente desaparecidos.
– A existência e o significado de um corpo diversificado e disperso de pequenos fragmentos da Pedra foram negligenciados. – disse o professor Foster.
– Esta não é uma pedra qualquer; desde o século XIV, quase todos os monarcas ingleses, mais tarde britânicos, sentaram-se sobre a pedra durante a coroação.
A Pedra do Destino, retratada aqui em exibição no novo Museu de Perth, foi usada na coroação de monarcas escoceses até o século XIII e, posteriormente, na coroação de monarcas ingleses e depois britânicos
As varreduras a laser em 2023 revelaram a marcação sutil ‘XXXV’, que é o número 35 em algarismos romanos, de acordo com a professora Sally Foster, arqueóloga da Universidade de Stirling






