Misterioso visitante interestelar pronto para revelar seu verdadeiro eu em HORAS

Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA

Publicado: 13:38 EDT, 28 de outubro de 2025 | Atualizado: 14:27 EDT, 28 de outubro de 2025

O misterioso visitante interestelar que viaja pelo nosso sistema solar pode finalmente revelar sua verdadeira natureza em apenas algumas horas, enquanto os cientistas esperam que ele surja por trás do sol.  

Enquanto muitos astrônomos estão convencidos de que o objeto conhecido como 3I/ATLAS será confirmado como um cometa, alguns cientistas disseram que o visitante de três milhas de comprimento poderia ser uma nave artificialmente construída que está manobrando ao redor do sistema solar.

O 3I/ATLAS está obscurecido pelo sol desde a semana passada, mas chegará ao seu ponto mais próximo, chamado periélio, no dia 29 de outubro.

Os cientistas esperam determinar qual cenário está correto uma vez que observam exatamente onde o objeto sai do periélio, dizendo que uma mudança perceptível em sua trajetória amanhã poderia indicar que 3I/ATLAS é alimentado artificialmente.

Nas viagens espaciais, o momento mais eficaz para acelerar ou desacelerar uma espaçonave é quando ela está mais próxima de um corpo maciço. Acionar o motor neste ponto, um efeito conhecido como efeito Oberth, produz a maior mudança na velocidade.

A maioria dos astrônomos sustentou que 3I/ATLAS é simplesmente uma estranha rocha espacial de um sistema solar distante que se formou sob condições completamente estranhas aos cometas em nosso sistema solar.

Estudos do visitante interestelar até este ponto mostraram os sinais clássicos de 3I/ATLAS sendo um cometa, incluindo uma cauda e uma cabeleira, uma grande nuvem de gás e poeira ao seu redor.

No entanto, alguns pesquisadores argumentaram que ainda há muitas irregularidades a serem ignoradas, incluindo 3I/ATLAS parecendo reverter o empuxo como uma espaçonave à medida que se movia atrás do sol de nossa perspectiva.

Astrônomos observaram 3I/ATLAS mudar estranhamente a posição de sua cauda ao se aproximar do nosso sol em outubro de 2025

Espera-se que 3I/ATLAS (foto) atinja seu ponto mais próximo do sol em 29 de outubro, e uma mudança em sua posição ao sair deste ponto cego pode ser um sinal de inteligência

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *