Por STACY LIBERATORE, US SCIENCE
Publicado: 15:13 EDT, 3 de novembro de 2025 | Atualizado: 15:52 EDT, 3 de novembro de 2025
Os arqueólogos acreditam ter encontrado o local onde Jesus lançou demônios em uma manada de porcos perto do Mar da Galiléia.
O Dr. Scott Stripling, diretor de escavações da Associates for Biblical Research (abr), disse ao Digging for the Truth que uma mistura de pistas textuais, geografia e ruínas submersas o levou à cidade de Kursi, em Israel.
De acordo com os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, Jesus chegou de barco através do Mar da Galiléia de oeste para leste, onde encontrou um homem possuído por uma ‘Legião’ de demônios.
Os espíritos imploraram para serem enviados para uma manada de porcos, que então desceram uma encosta íngreme no mar e se afogaram, combinando com as pistas geográficas perto do local recém-descoberto.
– Todos os três evangelhos dizem que havia um penhasco por perto. – disse Stripling. – Todos os três dizem que havia túmulos por perto.
– E eles nos dizem que Jesus estava vindo em um barco do lado oeste para o lado leste.
O avanço veio de um porto da era romana, parcialmente submerso sob o lago.
Guiados por um enorme tanque de peixes antigos, usado há séculos para manter vivos os peixes recém-pescados, Stripling e sua equipe localizaram o porto onde Jesus pode ter desembarcado antes de realizar o exorcismo.
O Dr. Scott Stripling, diretor de escavações da Associates for Biblical Research (abr), disse ao Digging for the Truth que uma mistura de pistas textuais, geografia e ruínas submersas o levou à cidade de Kursi
Stripling usou informações de uma escavação de 1985 que documentou dezenas de portos antigos ao longo do Mar da Galileia, incluindo Kursi, que apresentava enormes molhes de pedra e um grande tanque de peixes adjacente.






