O rastreador de furacões revela o ‘caminho catastrófico’ de Melissa

Por STACY LIBERATORE, EDITORA de CIÊNCIA e TECNOLOGIA dos EUA

Publicado: 07:55 EDT, 28 de outubro de 2025 | Atualizado: 11:55 EDT, 28 de outubro de 2025

O furacão Melissa está a caminho de realizar uma greve histórica e catastrófica de categoria 5 na Jamaica na terça-feira, trazendo inundações com risco de vida, deslizamentos de terra e ventos destrutivos. 

O Centro Nacional de Furacões (NHC) alertou moradores e turistas: ‘Fiquem abrigados! A omissão pode resultar em ferimentos graves ou perda de vidas.’ 

A intensidade de Melissa pode flutuar esta manhã devido a processos internos, como ciclos de substituição da parede do olho. Independentemente disso, espera-se que a tempestade atinja a Jamaica como um grande furacão extremamente perigoso nas próximas 12 horas.

Embora a interação com a Jamaica e o leste de Cuba possa causar algum enfraquecimento, Melissa ainda deve se mover sobre partes das Bahamas como um forte furacão na quarta-feira.

Atualmente, a tempestade está se movendo para o norte-nordeste a cerca de 4 mph e espera-se que acelere nos próximos dias, à medida que se aproxima de uma calha de fortalecimento no sudeste dos EUA

Enquanto isso, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu um aviso de condições perigosas para águas offshore ao longo do nordeste da Flórida e no Atlântico ocidental. 

Embora sejam esperados mares perigosos e ventos fortes no mar, o aviso não afeta o continente dos EUA.

No entanto, o NWS alertou que os mares agitados e os ventos crescentes sobre o Atlântico ocidental e as águas offshore persistirão até o final da sexta-feira, à medida que Melissa se move sobre o Atlântico.

As águas offshore perto do nordeste da Flórida terão ventos frescos a fortes de sul a sudoeste e mares agitados até o início da quarta-feira, enquanto uma nova frente fria que se desloca para o mar no início da quinta-feira aumentará os ventos e as ondas sobre o Atlântico ocidental antes do furacão Melissa. 

Espera-se que os mares se acalmem no fim de semana, à medida que a tempestade se move para o norte e para longe da área.

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *