Por CHRIS MELORE, EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA dos EUA
Publicado: 13:46 EDT, 3 de novembro de 2025 | Atualizado: 13:47 EDT, 3 de novembro de 2025
Os psicopatas podem, sem saber, revelar sua turbulência interna por meio de algo tão simples quanto sua cor favorita.
Pesquisadores descobriram que as pessoas atraídas pelo azul são mais propensas a lutar contra doenças mentais, incluindo psicopatia e depressão.
A conexão entre cor e saúde mental foi identificada pela primeira vez em 1961, quando um estudo no American Journal of Psychology descobriu que mais de 40% dos pacientes psiquiátricos nomeavam o azul como sua cor favorita.
Décadas depois, estudos modernos confirmaram esses achados. Um estudo de 2017 na China descobriu que os pacientes com depressão gravitavam em direção a tons mais frios, como azul e roxo, apenas começando a favorecer tons mais brilhantes, como amarelo, após serem submetidos à terapia.
Mas um artigo de 2019 do psicólogo Marc Nemiroff, PhD, da Universidade George Washington, sugeriu que pode haver um lado mais sombrio na escolha do azul.
Em Psychology Today, Nemiroff explicou que o azul é universalmente amado por sua capacidade de acalmar o corpo, diminuir a frequência cardíaca e aliviar o estresse.
Ver o azul no céu ou no oceano proporciona uma sensação segura e estável para aqueles que buscam foco, paz ou equilíbrio emocional. No entanto, a cor também pode sinalizar tristeza e solidão, especialmente entre os mentalmente instáveis.
As pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou necessidade de controle muitas vezes se inclinam fortemente para o azul, usando-o como uma pílula de relaxamento mental.
Aqueles com uma grande variedade de problemas de saúde mental, incluindo psicopatia, eram mais propensos a escolher o azul como sua cor favorita (Stock Image)
‘Psicologicamente, o azul engloba um aspecto crítico no panorama da vida afetiva humana. Representa felicidade ou alegria, como no céu azul e no céu azul. Assim, eleva o espírito. – escreveu Nemiroff.






