Por STACY LIBERATORE, US SCIENCE
Publicado: 13:56 EST, 6 de novembro de 2025 | Atualizado: 17:42 EST, 6 de novembro de 2025
Um apelo global está crescendo para que Elon Musk resgate três astronautas chineses presos no espaço depois que sua cápsula de retorno foi atingida por um “objeto desconhecido”.
O Coronel Sênior Chen Dong e os membros da tripulação, Coronel Chen Zhongrui e Coronel Wang Jie, foram lançados para a estação espacial chinesa de Tiangong em abril e deveriam voltar para casa em 5 de novembro.
Mas as autoridades revelaram esta semana que sua espaçonave pode ter sofrido danos enquanto estava atracada em órbita nos últimos seis meses.
As autoridades chinesas não têm certeza do que atingiu a nave, mas acredita-se que os danos tenham sido causados por detritos espaciais, que são basicamente lixo flutuando ao redor da Terra a partir de missões espaciais mais antigas e lançamentos de foguetes.
O incidente da equipe Shenzhou-20 reacendeu as memórias dos dois astronautas da NASA, Sunita Williams e Butch Wilmore, que foram abandonados a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) no ano passado após um mau funcionamento da cápsula.
A SpaceX de Musk foi creditada com a realização do resgate, e muitos online agora acreditam que a empresa de foguetes do bilionário pode mais uma vez ser a melhor esperança da humanidade.
“Envie Elon”, um usuário postou no X. Outro escreveu: “Quando você está preso no espaço, para quem você vai ligar? Elon Musk e SpaceX. ‘
Um conhecido especialista aeroespacial e blogueiro científico, Yu Jun, que usa o Cachecol de Steed online, explicou que se as autoridades concluírem que a espaçonave danificada é muito arriscada para trazer de volta, eles provavelmente se moveriam para um “plano B”, que poderia envolver o lançamento de um veículo de retorno reserva da Terra.
(L-R) Os astronautas Wang Jie, Chen Dong e Chen Zhongrui ficaram presos na estação espacial chinesa Tiangong até que seu veículo de retorno possa ser reparado
A equipe Shenzhou-20 foi lançada para a estação espacial chinesa Tiangong em abril e deveria voltar para casa em 5 de novembro






