Relatório climático mostra que 22 dos 34 sinais vitais da Terra estão em níveis recordes

Por JONATHAN CHADWICK, ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Publicado: 10:00 EDT, 29 de outubro de 2025 | Atualizado: 10:08 EDT, 29 de outubro de 2025

Bill Gates pode não pensar que as mudanças climáticas levarão à “morte da humanidade”, mas os cientistas discordam em um novo relatório, que adverte que a Terra está “caminhando para o caos climático”.

Em seu veredicto condenatório, eles dizem que a Terra está em uma trajetória que leva a um “planeta fundamentalmente diferente, com impactos devastadores nos sistemas naturais e na humanidade”. 

Ao todo, 22 dos 34 sinais vitais da Terra – sinais que dão uma imagem da saúde do nosso planeta – estão agora “piscando em vermelho” em níveis recordes, revelam eles. 

Isso inclui o acúmulo contínuo de gases de efeito estufa na atmosfera, perda de gelo marinho e geleiras, aumento da temperatura da terra e do mar, uso de combustíveis fósseis e acidificação dos oceanos. 

A equipe internacional de autores aponta para mais um ano de eventos devastadores ligados às mudanças climáticas, que incluem os incêndios de Los Angeles, as inundações no Paquistão e as ondas de calor europeias. 

Eles alertam que as consequências das alterações provocadas pelo homem no clima “não são mais ameaças futuras, mas estão aqui agora”, já que quase todos os cantos do mundo estão “sofrendo com a intensificação do calor, tempestades, inundações, secas e incêndios”. 

O tempo está se esgotando para combater a aceleração da crise climática, que está se acelerando a um “ritmo alarmante” e empurrando nosso planeta para “a beira do abismo”. 

Um dos autores, Johan Rockström, diretor do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático na Alemanha, chamou a mudança climática de uma “ameaça sem precedentes”.

A crise climática da Terra está se acelerando a um ritmo alarmante, com 22 dos 34 sinais vitais planetários agora em níveis recordes, alerta o novo relatório (foto de arquivo)

Os gases de efeito estufa dióxido de carbono, metano e óxido nitroso estão todos em ascensão. Outros sinais vitais preocupantes são a temperatura na superfície da Terra, a acidez do oceano (pH mais baixo) e níveis mais altos do mar 

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *