Verões britânicos podem durar até 8 MESES até 2100, prevêem cientistas

Por WILIAM HUNTER, CIENTISTA SÊNIOR

Publicado: 06:47 EST, 20 de novembro de 2025 | Atualizado: 11:30 EST, 20 de novembro de 2025

As mudanças climáticas podem fazer com que os verões britânicos durem até oito meses até 2100, previu um novo estudo. 

Usando dados climáticos dos últimos milênios, os pesquisadores se propuseram a entender como nossos verões mudarão à medida que as temperaturas continuarem a subir. 

Seis mil anos atrás, os verões na Europa duravam quase 200 dias, de acordo com a análise dos pesquisadores. 

Esse clima quente persistente foi causado pelo enfraquecimento das principais correntes aéreas e oceânicas ao redor do Ártico. 

Avançando para hoje, e estamos vendo condições estranhamente semelhantes – com verões que devem ficar ainda mais longos até o final do século. 

Atualmente, a estação quente de verão da Europa dura cerca de 200 dias, mas os pesquisadores preveem que isso pode chegar a 242 dias até 2100.  

“Nossas descobertas mostram que este não é apenas um fenômeno moderno”, explicou a coautora Laura Boyall, da Universidade de Bangor.

‘É uma característica recorrente do sistema climático da Terra. Mas o que é diferente agora é a velocidade, a causa e a intensidade da mudança.

Os cientistas prevêem que os verões britânicos podem durar até oito meses até 2100, graças ao enfraquecimento dos padrões climáticos impulsionados pelo “gradiente de temperatura latitudinal” (ilustrado)

Os pesquisadores alertam que esses dias extras de clima de verão podem causar “grandes interrupções” para a agricultura e aumentar o risco de ondas de calor e secas. Foto: Um homem se refresca no Victoria Embankment, em Londres, durante as ondas de calor de 2025

FONTE: https://www.dailymail.co.uk/home/latest/index.html#sciencetech

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *